Entenda o que são as Razor Pages do .NET CORE
A partir da versão 2.0 do framework .NET Core, o template, ou modelo, padrão para a criação de aplicações simples em ASP.NET, os chamados webapps, passou a utilizar a tecnologia das Razor Pages, nesse artigo eu vou apresentar para vocês as principais características e vantagens de uso dessa tecnologia.
O Razor Pages é um padrão de desenvolvimento de projetos (design patterns) que se assemelha ao modelo MVC (Modelo-Visão-Controlador), ele utiliza a diretiva @Page para indicar que é um Razor Page. A Microsoft passou a recomendar o uso do Razor Pages para o desenvolvimento de UI (interfaces de usuários) para sistemas feitos na plataforma ASP.NET Core, não tornando obrigatório seu uso. É possível que o desenvolvedor escolha qual o modelo melhor se encaixa nas necessidades de seu sistema. O Razor Pages permite que as páginas web tratem as requisições sem que seja necessário passar por um controller (não seria possível caso fosse usado no sistema o modelo padrão ASP.NET MVC).
Mas qual o benefício de unificar a View e o Controller?
Existem aplicações em que o uso de três camadas não é necessário, sendo assim, o padrão MVC acaba forçando o desenvolvedor a utilizar o que ele não precisa e é justamente nesses casos que as Razor Pages se mostram uma forma mais eficiente de codificar e organizar o seu projeto. De uma forma mais simples o Razor Pages deve ser utilizado como padrão para o desenvolvimento de suas aplicações e deve-se utilizar o MVC quando as Pages Razor não atenderem as especificações do seu projeto.
Como funciona o mecanismo de rotas nessa estrutura?
As rotas seguem uma nomenclatura que correspondem a hierarquia de pastas e nome de arquivos que estão na pasta /Pages (que é a pasta root da sua aplicação WEB), vamos ver um exemplo prático:
Por exemplo, se dentro da pasta /Pages eu tenho duas outras pastas /cultura/noticias a rota dessa pasta seria: http://localhost/cultura/noticias , ou seja, essa é uma convenção estabelecida em que as pastas e seus arquivos definem rota para uma determinada Razor Pages,lembrando que em cada pasta deve ter um arquivo padrão (Index.cshtml) para definir a rota padrão desse pasta.


Comentários
Postar um comentário